top of page

Controle Aversivo

  • comunidadeacademic
  • 21 de mai. de 2020
  • 4 min de leitura

Primeiramente, para entender controle aversivo, precisamos compreender que esse termos utilizado pela análise do comportamento é adverso do significado contido no dicionario, ou seja, não tem correção com o ato ou poder de controlar, domínio, governo. Para a ciência analítica comportamental, "controle" nada mais significará do que o fato de que um evento tem sua probabilidade de ocorrência alterada por outro. Essas modificações na frequência do comportamento são realizadas através de reforço negativo (aumento da frequência do comportamento) e punição negativa e positiva (diminuição da frequência do comportamento), ainda vale salientar que o reforço positivo ele não adentra no viés do controle aversivo.


Ex1: Se faço algo que tem como consequência um reforço negativo, utilizarei de fuga ou esquiva para evitar esse estímulo aversivo; se faço algo que tem como consequência uma punição, seja ela positiva ou negativa, provavelmente não farei mais.


Ex2: Uma menina sofreu queimadura no pé de uma água-viva do mar. Agora ela caminha com muito cuidado quando está em um lugar similar e não anda com os pés descalços na areia. A sua aversão ao ocorrido (queimadura com água-viva) está condicionada pelo que lhe aconteceu - > em resumo: teve contato com algo aversivo (água-viva), e utiliza da fuga para evitar novas ocorrência (utilizar a sandália e andar com atenção)


REFORÇO NEGATIVO:


Atenção: Sempre que é mencionado o termo reforço negativo, o sujeito utilizado do método de esquiva e fuga, surgem questionamentos, do tipo, qual a diferença entre esses dois termos?


Fuga é quando o sujeito já teve contato com o estímulo aversivo de alguma forma, e o mesmo utiliza o recurso de fuga para evitar que esse contato ocorra novamente,


Esquiva é uma forma de não ter qualquer tipo de contato com o estímulo aversivo.


Vamos para o exemplo?


Podemos sair de uma festa para fugir de uma companhia que já está ali ou para nos esquivar de alguém que estaria para chegar mais tarde.



A final qual a finalidade de reforço positivo (+), reforço negativo (-), punição positiva (+) e punição negativa (-)?


Primeiramente é preciso entender que punição positiva não tem relação com algo bom (agradável ao sujeito), os termos positivo e negativo na análise do comportamento foram adquiridos da matemática, para mencionar adição (+) e subtração (-), ou seja adicionar um ou retirar determinado estímulo.


O que aumenta um determinado comportamento?

Reforço Positivo e Reforço Negativo


O que diminui um determinado comportamento?

Punição positiva e Punição Positiva


Reforço positivo, entra no repertório do controle aversivo?


É importante mencionar que o reforçamento positivo é o único que não contempla parte do processo de controle aversivo do comportamento, pois, trata-se de algo agradável no repertório do sujeito, não tem situação de fuga e esquiva, bem como não há motivos para diminuir dado comportamento, por exemplo, por qual motivo eu irei deixar de ouvir música se é algo agradável.


Quando um reforço positivo pode virar aversivo para o sujeito?


Por exemplo, eu amo comer doces, como todos os dias e em grande quantidade, isso é reforçador para me, porém, de tanto comer doces, adquiri diabetes e comecei a engordar.


veja que no exemplo, algo que era reforçador para o sujeito, acabou lhe trazendo prejuízos (danos a saúde), tornando aversivo.


Outro exemplo: Uma determinada pessoa, utiliza das drogas para se sentir bem, relaxado, feliz, isso é reforçador para esse sujeito, porém, a utilização dessa droga por um longo período vai causar danos a saúde do sujeito, tendo que utilizar doses cada vez maiores, não mais para satisfazer, e sim para aliviar as dores causadas no corpo.


Exemplos de Reforço negativo, Punição Positiva e Punição Negativa (Controle aversivo):


exemplo de reforço negativo:


Ex1: Uma menina escorregou na piscina e engoliu bastante água. Agora ela caminha com muito cuidado quando está em um lugar similar e não quer entrar na piscina novamente.A sua aversão à água está condicionada pelo que lhe aconteceu.


Percebe-se que a menina após o contrato com algo que foi aversivo, utiliza de Fuga, não é considerado esquiva, pois, ela já teve o contato com a situação aversiva (engolir água), seria esquiva, se na mesma situação, ela observa-se uma outra pessoa caindo na piscina e chegando a óbito, ela, por não saber nadar, passa a evitar situações semelhantes (esquiva).


Exemplo de punição positiva:


Você usa a camiseta de seu time favorito para a aula, mas é repreendida por seu professor por violar código de vestimenta de sua escola.


Percebe que o comportamento é diminuído?! a probabilidade de usar essa camisa novamente será diminuída pela punição positiva, positiva pelo fator de ter adicionado (+) algo aversivo ao sujeito (repreendimento neste caso)


Exemplo de punição negativa:


Uma adolescente fica fora por uma hora a mais que o horário limite de chegar em casa, e fica de castigo por uma semana


Percebe que neste exemplo ocorre a probabilidade da diminuição do comportamento do adolescente?! punição negativa, decorrente da retirada de algo positivo par ao sujeito, ou seja, a mãe proibido de sair durante uma semana.


Enfim, espero ter ajudado vocês de alguma forma.

Abraços, bons estudos!

Dúvidas, estou a disposição!

Comments


©2020 por Comunidade Acadêmica. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page