top of page

Explanação Teórica sobre Controle Aversivo

  • comunidadeacademic
  • 23 de mai. de 2020
  • 3 min de leitura

Tudo bem, pessoal? Afim de explanar o assunto lido e estudado no Capitulo 5 do livro Clinica Analítica Comportamental (BORGES, 2012), aqui está um pequeno resumo deste.

Quando falamos sobre Controle Aversivo em Análise do Comportamento, devemos entender que estamos nos referindo à Resposta e/ou Comportamento (R) e suas Consequências (C) e sua relação. Este controle aversivo é dado quando podemos fazer algo para que alguma coisa não venha a acontecer. Neste processo há tanto o Reforço que sempre irá aumentar a frequência da resposta quanto a Punição que sempre irá diminuir a frequência da resposta.

Mas, sendo assim, por que o Reforço Negativo quanto a Punição são conhecidos como Controle aversivo? Justamente porque, neste caso, o indivíduo se comporta de determinada maneira para que algo não ocorra, ou seja, ele evita um acontecimento. Mas como cada um destes (Reforço Negativo e Punição) se dá? Podemos afirmar que o Reforço Negativo retira do ambiente um determinado estímulo aversivo. Para ilustrar isso, segue um exemplo:

Ex: Ir para a aula para não receber falta.

Desta maneira, podemos entender que ganhar uma falta no boletim é aversivo para o sujeito, por isso ele a evita indo para aula todos os dias. Por outro lado, a Punição é um tipo de consequência que torna o comportamento menos provável de acontecer.

Ex: Um bandido tenta roubar uma moto e neste processo ele é preso pela policia.

Assim, o estimulo reforçador para o ladrão é roubar a moto para sim, porém ele recebe uma punição por isso que é a prisão.

Então, para saber se um determinado estímulo é aversivo ou não, é preciso levar em consideração alguns pontos como por exemplo, analisar se reduzem a resposta que produzem e se é algo subjetivo a cada sujeito, pois o que é aversivo para um pode nãos ser para outro.

Podemos debater ainda mais sobre a diferença entre Reforço Positivo, Negativo e Punção Negativa e Positiva que é descrito no capítulo, mas para começarmos, vale lembrar que, para Análise do Comportamento, o termo positivo não diz respeito a ser algo bom e, da mesma forma, negativo não significa algo ruim. Estes se referem aos termos da matemática de somar e subtrair. Vamos entender?

Reforço Positivo: é a adição de algo no ambiente;

Reforço Negativo: é a retirada de algo do ambiente, ou seja, emite uma resposta para retirar um estimulo aversivo do ambiente;

Punição Positiva: diminui a probabilidade da emissão da resposta por adicionar um estímulo aversivo ao ambiente;

Punição Negativa: diminui a probabilidade da emissão da resposta por retirar um estímulo apetitivo/reforçador do ambiente.

O capitulo também fala sobre dois termos muito importantes para Análise do Comportamento que é Fuga e Esquiva. Irei dar uma pequena explicação a respeito destes afim de melhor explanar o assunto.

Fuga diz respeito ao aumento da frequência de resposta após o contato com um estímulo aversivo, ou seja, primeiro eu tenho o contato com algo que é aversivo a mim para, só depois, fugir dele.

Esquiva, por sua vez, aumenta a frequência da resposta por eminência de contato com estímulo aversivo, ou seja, eu ainda não tive contato com este estimulo que me é aversivo, porém eu já me esquivo dele, o evito.


Vale ressaltar também sobre o contra controle que, nada mais é do que o individuo emitir uma resposta que impede que o agente controlador mantenha o controle.

Ex.: Um jovem chega em casa tarde da noite depois de ter saído com os amigos para se divertir e mente para sua mãe dizendo que estava na casa de um amigo estudando para a prova.

Assim, o jovem impede que a mãe o repreenda.


Espero ter ajudado, galerinha! Att. Isaque Francisco

Comments


©2020 por Comunidade Acadêmica. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page